terça-feira, 6 de julho de 2010

Revolução Francesa

         
" Tudo conspira para que o momento atual se torne crítico na França; a todo momento chegam das províncias notícias sobre rebeliões, desordens e a necessidade de recorrer às tropas para manter a paz.  (...) No dia do mercado assisti à venda do trigo. Um grupo de soldados ficara no meio da praça, para impedir qualquer violência. O povo discutia com os padeiros, argumentando que o preço que pediam pelo pão era muito alto em relação ao preço do trigo; da injúrias passou-se à agressão e, neste tumulto, algus levaram pão e trigo sem pagar nada."


1. A REVOLUÇÃO FRANCESA E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS



  • Sociedade: Divisão social em estamentos: Primeiro Estado (Clero), Segundo Estado (nobreza) e Terceiro Estado ( a grande maioria da nação). O Terceiro Estado revoltou-se contra os privilégios concedidos à nobreza e ao Clero.


  • Economia: Grave crise financeira, agrícola e industrial.


  • Política: A Burguesia tomou consciência de seus interesses de classe. Os argumentos burgueses foram as idéias iluministas.

2. As principais fases da Revolução Francesa


  • Primeira fase - A Revolta Aristocrática: nobreza e clero revoltaram-se, em 1787,convencendo o Rei a convocar os Estados Gerais. O objetivo era obrigar o Terceiro Estado a assumir os tributos que os aristocrátas não queriam pagar.


  • Segunda fase - A Assembléia Nacional Costituinte: O rei não conseguiu dominar a Revolta Burguesa, que se espalhou pelas ruas. Em 14 de Julho, o povo, invadiu e tomou a Bastilha; em Agosto de 1789, foi proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Confiscaram-se terras da Igreja(1790). Diversos nobres emigraram para outro países.


  • Terceira Fase - À Monarquia Costitucional: Em 1791, a França teve nova Constituição ( estabelecia a separação dos três poderes e abolia a divisão social em estamentos). O Rei conspirou contra a Revolução, contando com o apoio dos nobres emigrantes e das monarquias da Áustria e da Prússia .Em Junho de 1791, o Rei tentou fugir, mas foi reconhecido e preso. O Exército Austro-Prussiano invadiu a França, mas foi detido pelas tropas francesas, na Batalha de Valmy, em 20 de Setembro de 1792. Pouco depois, foi proclamada a República Francesa.


  • Quarta Fase - A República e a Convenção Nacional: A Convenção Nacional era dominada pelas seguintes forças políticas: Girodinos, Jacobinos e Grupo da Planície. O Rei Luís XVI foi julgado e condenado à morte. A execução do Rei provocou revoltas, levando os jacobinos e criar órgãos para defender a Revolução. Iniciou-se a fase do Terror, instalando-se a ditadura dos Jacobinos, liberados por Robespierre. Aliviadas as tensões decorrentes da ameaça de invasões estrangeiras, os Girodinos e o Grupo da Planície uniram-se contra os Jacobinos e os derrubaram do poder. Robespierre foi guilhotinado.


  • Quinta Fase - O Governo do Diretório e a Convenção Nacional era controlada pelo Grupo da Planície, representando a Alta Burguesia. Elaborou-se Nova Constituição, que instituiu o Diretório (cinco membros governariam a França). O anseio burguês de ordem de estabilidade das instituições preparou o caminho para a ascensão, ao poder, de Napoleão Bonaparte (Golpe de 18 Brumário).

PALÁCIO DE VERSALHES



A TOMADA DE BASTILHA EM 14 DE JULHO DE 1789

LUÍS XVI
para assistir:
























































Para ler:
  • A era das revoluções de Eric J. Hobsbawn
  •  A revolução francesa em questões de Jacques Solé

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho que seu texto está faltando informações, tais como:
*Quais foram as influências na independência dos países americanos;
E outros.

Postar um comentário