quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Imperialismo do Século XIX

      
  O desenvolvimento tecnológico de meados do século XIX causou um aumento significativo da produção industrial, que gerava grandes lucros para  o empresário. Isso, porém acarretava um sério problema: onde reinvestir o excedente de lucros e como obter suprimento constante de petróleo, ferro e cobre, para alimentar a crescente produção industrial? A saída para os países capitalistas foi a busca de locais, fora de seus respectivos territórios, capazes de atender a essas necessidades, produzindo lucro garantindo aos envestidores.
        Dessa forma, o próprio capitalismo gerou o processo imperialista, que se realzou através da busca de novas áreas de interesse econômico para a aplicação dos excedentes de capital. Participaram desse processo todas as nações que havia atingido a nova fase da produção industrial. A Inglaterra tomou a diateira na expassão imperialista, sendo seguida pelos outros países, inclusive Estados Unidos e Japão. Estes, que desenvolveram uma tecnologia mais avançada, chegaram  a ameaçar o predomínio britânico.      
         O imperialismo promoveu a partilha da África e da  Ásia, estabelecendo área de influência, através de estreitos contatos econômicos, dentro do processo conhecido como neocolonialismo.
          A saída de capitais dos países industrializados foi acompanhada pela migração, maciça da população mais pobre, princilpalmente européia, para as novas áreas coloniais. Esse deslocamento favoreceu a difusão e a implantação das novas técnicas nesses países distantes, através da internacionalização do capitalismo. Por outro lado, a burguesia conseguiu consolidar sua posição de mando, na medida em que a escassez de mão-de-obra na Europa fez subir os salários e melhorar as condições de vida dos trabalhadores; com isso ficaram bastante reduzidas as agitações operárias que poderiam ameaçar o funcionamento do sistema.
      
1  . O Contexto da Expansão Imperialista do século XIX
  • O novo Colonialismo (Imperialismo) foi impulsionado pelo Capitalismo Industrial Financeiro, dentro do clima de competição entre as grandes potências européias.
  • Interesses do Imperialismo: Econômicos (solução para o excedente de produtos gerados pelo Capitalismo Monopolista), Políticos (conquista de territórios estratégicos na Ásia e na África) e ideológicos (expansão da cultura européia).
2. Os Grandes Impérios Coloniais
  • Diversas nações européias envolveram-se na corrida colonial. As principais foram França e Inglaterra.
  • A dominação imperialista européia provocou a partilha da África e a dominação sobre vasta área da Ásia.



ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO A DISPUTA PELO DOMÍNIO DA CHINA


SUGESTÕES DE LIVROS:

  • A dominação ocidental na Ásia de k.m, panikkar , saga.
  • Mulher imperial, de pearl S. Buck
  • Os sete pilares da sabedoria de Thomas Edward Lawrence ,Record.
SUGESTÕES DE FILMES:

0 comentários:

Postar um comentário