sábado, 17 de julho de 2010

Civilização Bizantina

  
    Em 395, com a divisão do Império Romano, formou-se o Império Romano do Oriente, que englobava a Grécia, a Ásia Menor, a Síria atual, a Palestina, o nordeste da África (incluindo o Egito) e as ilhas do Mediterrâneo Oriental. Quando, 476, Roma foi definitivamente tomada pelos governantes, a parte oriental do Império sobreviveu, mantendo intensa atividade urbana e mercantil.
Com o passar do tempo, inúmeros aspectos da cultura romana foram abandonados nessa região.
O próprio latim foi substituído pelo grego. Tudo isso levou ao desenvolvimento de uma sociedade com características singulares - o Império Bizantino. Um dos aspectos distintos da sociedade bizantina foi exatamente a comunhão entre valores greco-romanos e orientais.
É traço marcante desse Império, também, a completa assimilação dos preceitos do Cristianismo, tendo sido em Contantinopla que se realizaram os primeiros concílios responsáveis pela definição dos dogmas da Igreja Católica.


1.Origem do Império Bizantino
  •  Corresponde ao Império Romano do Oriente.
  • Sede: Constantinopla,situada às margens do Estreito  de Bósforo, na passagem do mar Egeu ao mar Negro. Cidade extremamente bem localizada em termos comerciais.
2.A Era de Justiniano
  • Justiniano (527-565) foi um dos mais importantes Imperadores Bizantinos. Expandiu militarmente o Império, governou de forma absolutista(Cesaropapismo) e deixou grande legislação (Código de Justiniano).
3.Decadência Política
  • Após a morte de Justiniano, o Império percorreu longa trajetória de decadência, somente interrompida no século X (Reinado de Basílio II).
  • Durante cerca de mil anos o Império sobreviveu a inúmeras ameaças, até que , em 1453, Constantinopla foi dominada pelos Turcos Otomanos.
4.Vida Econômica
  • Grande desenvolvimento do comércio, favorecido pela localização de Constantinopla.
  • Setor agrícola tinha produção concentrada em latifúndios da Igreja.
  • Controle do Estado das atividades econômicas (comércio,artesanato etc.).
5.Vida Cultural
  • Religião: grande debate da religião(monofisismo, iconoclastia). Criação da Igreja Ortodoxa (Cisma do Oriente, em 1054).
  • Artes: desenvolvimento da escultura, da arquitetura (Igreja de Santa Sofia) e dos mosaicos.


A vida em Constantinopla 


A Riqueza do Império Bizantino até o século XII permitia que seus moradores tivessem um padrão de  vida mais confortável do que os habitantes da Europa ocidental do mesmo período. Os "serviços socias'' eram divididos entre a Igreja e o Estado, à custa da cobrança de pesados impostos.
Os camponeses mais pobres viviam à base de pão de cevada, legumes, peixes, azeitona e mel, enquanto os mais ricos consumiam carnes de porco, carneiro e aves, além de vinho.
Até certo ponto, antiga política romana do pão e circo foi mantida, mas a perda do Egito, o grande celeiro do Império, encerrou a distribuição gratuita de pães. No século V as exibições de gladiadores foram substituída pelas corridas a pé e a cavalo no hipódromo. Essa corridas atraíam multidões, que também se divertiam com os desfiles de elefantes, tigres, girafas e ursos.




Delicado trabalho da arte bizantina


 

0 comentários:

Postar um comentário