segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Renascimento

   Chamamos Renascimento, ou Renascença, à renovação cultural que teve inicio na península Itálica a partir do século XIV. Sob a influência da cultura greco-romana, esse movimento influenciou as Artes, a Literatura, a Ciência a  Filosofia, difundindo-se por várias regiões da Europa. 
       Os Participantes dessa renovação - os renascentistas - rejeitaram a cultura medieval, presa aos padrões definidos pela Igreja Católica, e passaram a defender e explorar a diversidade de idéias e o espírito crítico.
       Com sua afirmação do Individualismo e do Racionalismo, valores supremos da modernidade, o Renascimento situa-se na Burguesia, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. 

Causaram mudanças na sociedade e maior o regime do sistema político.
1  1.    Nova visão de mundo da Época Moderna
  •  Humanismo (em oposição ao Teocentrismo).
  •  Individualismo (em oposição à coletividade universal cristã)
  •  Racionalismo (em oposição à fé religiosa).
2 2.    Renascimento
  •   Movimento tipicamente urbano europeu dos séculos XV e XVI, marcado pelo inspiração na cultura da antiguidade clássica.
  •   Fatores que influenciaram o Renascimento: Movimento Humanista, desenvolvimento da imprensa, ação dos Mecenas.
  •   Alcance intelectual: Artes, Ciências, Filosofia.
3 3.    Renascimento pela Europa
  •   Início: Península Itálica (século XV). Grandes nomes: Leornado da Vinci, Miguel Ângelo, Ticiano.

  •   Expansão: Expansão: França (Rabelais, Montaigne); Alemanha (Durer, Holbein); Países Baixos (Erasmo, Van Eyck); Inglaterra (Shakespeare, Thomas Morus); Espanha (Cervantes); Portugal (Camões).


                                                Lorenzo de Medici



                                                    A Monalisa                          

Quatro invenções revolucionárias
As invenções técnicas desempenham um papel essencial na formação da nova era. Nesse momento, especialmente quatro delas (todas com precursores no Oriente) entraram em uso disseminado no Ocidente, com imensas ramificações culturais: a bússola magnética, permitindo as façanhas da navegação que abriram o globo á exploração europeia; a pólvora, contribuindo pra o fim da velha ordem feudo e a ascensão do Nacionalismo; o relógio, fato de decisiva mudança nas relações entre ser humano e o tempo, natureza e o trabalho, separando e libertando as atividades humanas da predominância dos ritmos da natureza; e a imprensa (o autor se refere aos tipos móveis de impressão, inventados por Gutenberg), que produziu um fabuloso aumento no aprendizado, levando tanto as obras clássicas como as modernas a um público cada vez mais amplo e erodindo o monopólio do conhecimento há muito nas mãos do clero

A invenção de Gutenberg
O avanço da imprensa nos anos 1550-1560 não pode ser dissociado dos aperfeiçoamentos ocorridos na primeira metade do século XVI: o desenvolvimento do fabrico do papel, a fixação e melhoria na forma dos caracteres (tipos móveis de impressão) etc. Uma edição exigia grande aplicação de recursos e se apresentava como verdadeira aventura. Ainda que vagarosamente, porem, o livro passou a ser vendido. (...)
Desde o aparecimento da imprensa, a Igreja e os soberanos procuram exercer influência sobre esse poderoso meio de difusão das idéias. A censura, em geral, era entregue ás universidades.
Depois da bíblia (primeiro livro impresso por Gutenberg), começaram a ser impressas obras de autores contemporâneos. No século XVI, a cidade onde se editavam mais livros passou a ser Paris, no lugar de Veneza (...). Publicavam-se livros religiosos e literários, além de traduções de autores antigos, principalmente Virgílio. As obras dos humanista tinham grandes tiragens: Erasmo de Roterdã teve centenas de milhares de exemplares impressos no decorrer do século XVI.
 

Pare, Olhe, Reflita
       As mudanças ocorridas no final da Idade Média conduziram a uma renovação intelectual e artística, que recebeu o nome de Renascimento. Surgui o humanismo - uma nova visão do ser humano e de suas possibilidades -, e o teocentrismo medieval foi substituído pelo antropocentrismo. Um dos principais representantes da nova mentalidade foi Michelangelo, pintor, escultor  e arquiteto italiano. Entre as obras mais conhecidas desse artista genial encontra-se Moisés, que vemos na ilustração.
       Reunidos em grupos, observem a figura e escrevam um texto coletivo sobre a seguinte questão: que aspectos da escultura revelam as novas concepções artísticas do Renascimento?

0 comentários:

Postar um comentário